Cabelos compridos, um sonho possível

21 fev

Por Ligia Kogos, especial para o Yahoo! Brasil
Que irresistível apelo em se imaginar com cabelos bem compridos, caindo pelas costas abaixo ou dançando sobre o busto em anéis que lembrem as princesas da nossa infância…

Dá trabalho, mas é lindo e os homens adoram, não tem discussão. Aliás, isso está até nos desenhos pré- históricos gravados nas cavernas …Mulheres de longos cabelos passam inconscientemente a mensagem de feminilidade e juventude, um grande atrativo para o sexo oposto.

Foto: Thinkstock

Para consegui-los, deve-se ter em mente que um fio dura cerca de seis anos, crescendo um centímetro por mês , mais ou menos .Se este fio sobreviver às agressões, aos reflexos, descolorações, alisamentos, escovas e chapinhas, ele poderá atingir espetaculares 72 centímetros!

Cabelos lisos, encorpados e de bom calibre têm mais chances, por isso há tantas jovens orientais com longas madeixas. Já os cabelos crespos, ondulados, são bem mais finos e frágeis, partem-se com facilidade, resistindo menos às químicas e traumatismos, podendo se quebrar antes de atingir o comprimento desejado.

Outro entrave que impede de realizar-se o sonho dos longos cabelos é o falso conceito de que, obrigatoriamente deve-se cortá-los a curtos intervalos.Se a cada três meses o cabeleireiro aparar três centímetros, lá se vai todo o crescimento conseguido! Um absurdo! Oh sim, as pontas duplas serão eliminadas, mas e daí ? Dali a dois meses elas estarão lá novamente, pois isso decorre do próprio desgaste natural cotidiano decorrente de lavar, secar e pentear, e todo cabelo comprido tem um bom percentual de pontas duplas. Só os curtos não tem, por estar sempre sendo aparados, mas desta forma, qual é a vantagem?

Portanto, agüente firme e diga ao cabeleireiro que fez promessa e não pode cortá-los até conseguir a “graça desejada”.

Tente,se possível, desistir dos reflexos e, se for impossível, pelo menos os diminua ao máximo: retoque-os só na frente para deixar a parte de trás crescer e pense na possibilidade de fazer luzes apenas com tintura, sem descolorir.

Foto: Thinkstock

Alisamentos são bem prejudiciais, e só os de formol não partem os fios, podendo apenas ressecá-los levemente.

Complexos de aminoácidos são benéficos ajudando a encorpar os fios, assim como gomas de colágeno e alimentação rica em proteínas e verduras.

Loções à base de vasodilatadores como o minoxidil, podem ser úteis e acelerar o crescimento.

A tentação de colocar mega-hair é grande, o resultado é lindo, mas o lado obscuro é que você vai dar um pulo pra trás toda vez que alguém ameaçar passar a mão na sua cabeça. Sem falar do perigo de uma mecha cair no chão sem mais nem menos, no meio de um almoço, obrigando-a a escondê-la furtivamente na bolsa até a próxima ida ao cabeleireiro.

Ah, sim , você ficará escrava de quem recoloca as mechas periodicamente. Há quem se incomode também com o relevo das mechinhas contra o couro cabeludo na hora de dormir e não há como negar a sobrecarga a mais sobre seus fios naturais.

Outra coisa a considerar seriamente é tentar se tornar menos dependente das escovas e chapinhas, permitindo que seus cabelos , ao menos ocasionalmente, assumam um “look” mais natural, o que lhes dará um descanso, uma folga.

Ao fim de uns quatro meses você constatará feliz , uns quatro centímetros a mais no comprimento….você vai ver !

Ligia Kogos é médica dermatologista em São Paulo

fonte – http://br.mulher.yahoo.com/cabelos-compridos–um-sonho-possivel.html

 

Anúncios

3 Respostas to “Cabelos compridos, um sonho possível”

  1. Jaqueline Marques fevereiro 21, 2012 às 5:50 pm #

    Eu sempre tive ‘cabelão’ e sei o quanto sofro para deixá-lo apresentável, rsrsrsrs, e ainda por cima porque ele é cacheado e muito fino. Não gosto de dar escova ou passar chapinha, mas já fiz muitas loucuras no coitado e a mais ou menos um ano estou sem usar química forte, estou apenas utilizando uma linha de produtos da smooth line quando quero escová-lo…

    • Dona Loka fevereiro 23, 2012 às 12:16 pm #

      Sempre é delicado cuidar de cabelo comprido, mas vale a pena depois de meses de dedicação.

    • Dona Loka abril 19, 2012 às 2:13 pm #

      É realmente é bem complicado manter o cabelo, mas vale muito a pena ter um cabelo além de lindo bem nutrido. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: