Saúde para os Pés

16 fev

Com a correria do dia a dia, algumas mulheres esquecem de cuidar da saúde dos pés. Abaixo uma matéria bem completo para cuidar dos seus pés.

Aqui vão algumas dicas interessantes.

Você sente a pele áspera? A aspereza incomoda e pode ser um problema grave se não for tratada. No Bem Estar desta terça-feira (14/02), a dermatologista Márcia Purceli e a farmacêutica Simone Nascimento deram dicas para evitar rachaduras e o ressecamento da pele.

Segundo a Dra. Márcia Purceli, o calcanhar e o cotovelo são as regiões que mais sofrem com esse problema por causa do atrito constante com outras superfícies. Por exemplo, encostar os cotovelos sobre mesas faz a pele fina desta área engrossar e ressecar. O mesmo acontece com os calcanhares e os pés, especialmente o das mulheres, por causa dos sapatos abertos.

A pele demora até 28 dias para ser renovada, então é fundamental o uso de produtos cosméticos e farmacêuticos. Segundo a Dra. Márcia Purceli, lixar os pés ajuda, mas não é suficiente porque você só tira as camadas mortas e não hidrata. O uso do silicone também não hidrata, apenas protege e cria uma barreira para a pele não perder água. A dica da dermatologista é não usar óleo nos pés para não escorregar e esfoliar a região sempre após o banho.

A farmacêutica Simone Nascimento  recomenda utilizar esfoliantes, no máximo, duas vezes por semana. Alguns esfoliantes utilizam a tradicional pedra pomes moída e têm o seu mesmo efeito. O produto ajuda a eliminar a pele morta e garante uma melhor hidratação.

Simone alerta que, em casos de pés com rachaduras graves, melhor não esfoliar para não machucar. Para melhor resultado da hidratação, ela dá a dica de embrulhar a pele em papel filme e deixar por um tempo. No caso dos pés, a meia pode desenvolver esse papel.

Veja mais algumas dicas para evitar o ressecamento e a aspereza da pele:
– Tente evitar sapatos que causem atrito
– Varie o tipo de sapato: não use apenas os muito baixos ou os abertos
– Considere o uso de palmilhas e protetores contra atritos e impacto
– Aumente a frequência da hidratação no verão porque o uso de sapatos abertos resseca mais os pés
– Não basta lixar os pés, é preciso hidratar. As lixas são de uso individual
– Lave e aplique os diferentes hidratantes
– As manteigas e óleos criam uma espécie de filme que impede a saída de água. Coloque um papel filme ou meias para auxiliar
– O silicone cria uma camada deslizante que dificulta o atrito da pele com o sapato
– A uréia é uma substância que injeta água na pele ressecada. Em concentrações acima de 3,5%, só deve ser usada com indicação médica
– Caso as rachaduras permaneçam mesmo com hidratação, vá ao médico verificar se você não tem micose ou uma infecção por fungos

Conteúdo extraido do Programa Bem Estar – Exibido em 14/02/2012 –

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/atrito-constante-faz-com-que-pele-fique-aspera-e-ressecada.html

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: